"Nova Friburgo é terra abençoada"
Machado de Assis
Fundada em 16 de Maio de 1818, a partir de um Decreto Real de D. João VI, Nova Friburgo foi batizada com inspiração no Cantão de Fribourg, na Suíça.
Localizada no centro do estado do Rio de Janeiro, a aproximadamente 140 km da capital, é considerada uma das cidades mais seguras do estado.
Clima ameno no verão e baixíssimas temperaturas no inverno, indescritíveis belezas naturais, cultura, musicalidade, um reconhecido polo de moda íntima, forte produção de cervejas artesanais, excelentes hotéis e saborosa gastronomia cosmopolita, fruto da influência de diversos países que ajudaram a escrever a história da cidade.
Nova Friburgo integra a região turística Serra Verde Imperial e é cenário de diversos eventos culturais, gastronômicos, desportivos e de negócios. A região também dispõe de vários atrativos turísticos sendo alguns deles segmentados em circuitos, como o consolidado Circuito Terê-Fri, localizado na estrada campestre que liga Nova Friburgo a Teresópolis (RJ 130) e, representando o Turismo Rural, que é destaque na região, o Circuito Amparo de Turismo Rural, distrito da região que se destaca pela autenticidade e experiências memoráveis, a apenas 13km do centro da cidade.
A cidade possui um setor econômico pulsante, com destaque para os polos de moda íntima e de metal mecânico. Detém, dentro do estado do Rio de Janeiro, o título de maior produtor de morango, couve-flor, shitake, flor de corte e truta (o peixe de águas puras e frias).
Cercada por um cinturão verde, Nova Friburgo tem cerca de 43% da sua área coberta por vegetação remanescente da Mata Atlântica e abriga uma das maiores reservas da fauna e flora do país.
Emoldurada por belas cadeias de montanhas de beleza cênica, Nova Friburgo é uma importante cidade no circuito de montanhismo do Brasil. Na cidade estão localizadas as duas montanhas mais altas da Serra do Mar: o Pico Maior dos Três Picos com 2.366 metros de altitude e o Pico da Caledônia com 2.257 metros.
Nova Friburgo é também um paraíso para os apaixonados por observação do céu, sendo considerada uma das dez melhores cidades brasileiras para a prática da atividade, segundo o Observatório Nacional.
A melhor época para observar as estrelas é durante o inverno. As áreas afastadas do Centro com pouca luminosidade e poluição atmosférica facilitam a observação.